É hora de analisar!
Se você perdeu os últimos dois posts “microambiente” e “macroambiente” sugiro que os leia, pois serão úteis para o que vamos falar hoje.
Para que você possa fazer melhor que o concorrente e mais rápido que ele, você precisa pensar! Analisar! Olhe para sua própria empresa e faça 4 listas:
- Pontos fortes: o que eu faço de bom e posso explorar (mostrar aos meus consumidores)
- Pontos fracos: o que eu faço de ruim e posso mudar e/ou melhorar?
Os dois itens acima têm a ver com o microambiente (aquilo que está no seu controle). Meus preços (estão mais altos ou mais baixos?), minha própria empresa (é mais organizada? É melhor vista pelos clientes?), meus concorrentes (eu os conheço bem? Os conheço mais do que eles me conhecem?), fornecedores (os meus são melhores ou piores que os do meu concorrente? Se são iguais, o que eles fazem por mim é “mais” ou “menos” frente aos meus concorrentes)...
Depois pare e pense nas:
- Ameaças: o que pode me fazer perder uma venda? O que pode me arruinar?
- Oportunidades: o que eu posso tirar proveito (no bom sentido) e vender mais?
Os dois itens acima têm a ver com macroambiente (aquilo que não está no seu controle). As leis que regem minha atividade podem mudar e acabar com minha empresa? A economia está me favorecendo ou não? O que eu faço tem a ver com tecnologia? Será que poderá ser substituído por alguma novidade tecnológica? A natureza está indo a favor ou contra o que eu faço?
Pare e pense! O que pode ser contra hoje vira a favor amanhã!
Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing
Parabéns pelo material exposto. Foi de grande utilidade em meu trabalho de Microambiente.
ResponderExcluirVou te seguir no Twitter também.