quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Macroambiente

Está fora do seu alcance, mas influencia sua empresa!

Ao contrário do microambiente, tratado ontem (leia abaixo), o macroambiente é formado por “forças” que configuram oportunidades e impõem ameaças para a empresa. Isto é, são “fatos, acontecimentos, mudanças” que você não pode alterar, não tem força contra ou influência sobre elas e que afetam diretamente sua empresa.

Alguns exemplos são:

- ambiente demográfico: é o estudo da população em relação ao tamanho, a localização, idade, sexo... Se seu produto ou serviço é destinado à determinado tipo da população e esta muda (a quantidade, as preferências) você nada pode fazer e seu negócio terá que passar por mudanças.

- ambiente econômico: a economia do país, do seu estado ou da sua cidade pode mudar por algum motivo e isso afeta diretamente suas vendas, mas é um item que você não domina e nada pode fazer.

- ambiente natural: é, literalmente, o que a natureza pode atrapalhar seu negócio. Excesso de chuvas ou falta delas. Desastres ambientais fazem com que o dinheiro do consumidor seja usado para repor o que foi perdido e não para “novas compras” e isso tem a ver com o que você vende.

- ambiente tecnológico: se o que você vende ou faz pode ser substituído por algo de tecnologia, cuidado! Sua hora vai chegar! Tudo que não acompanha o avanço da tecnologia fica pra trás. Se for o seu caso, é hora de agir!

- ambiente político: mudanças nas leis podem afetar o que você faz para sobreviver. O que hoje é permitido pode não ser amanhã.

Acha que tudo isso é coisa que só acontece com seu vizinho? Cuidado! Pare e pense um pouquinho só, pois pode estar bem próximo de você. Mais do que imagina!

Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores