quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Concorrência

Que bicho é esse?

Todo produto ou serviço que pode atrapalhar sua empresa a fechar um negócio. Sim, resumidamente, isto é a concorrência. Em sala de aula é praxe separar concorrente direto (mesmo ramo de atuação) e indireto (outros ramos que influenciam o seu), sendo sucinto na explicação.

Na vida real, a história é mais curta. Imagine você dono de um açougue. Você diria que uma pizzaria é seu concorrente? Que uma padaria é seu concorrente? Que uma barraquinha de hot dog é seu concorrente? Espero que tenha respondido SIM para todas as opções.

A partir do momento que alguém deixa de comprar uma carne para fazer uma janta em casa, trocando esta refeição por uma pizza, uma baguete recheada ou um hot dog, você perdeu uma venda! Por isso é seu concorrente.

Não pense que a concorrência é formada apenas por empresas do seu ramo de atividade. Aí mora um grande perigo! Fique atento, raciocine: o que uma pessoa pode querer fazer diferente do que “comprar o meu produto”? Achando respostas (várias, por diversos ângulos e caminhos) para este tipo de pergunta, você pode ter pequenas ações diferentes e direcionadas, atingindo o público-alvo de forma surpreendente e, principalmente, você estará bem a frente do seu concorrente.

Pensar e agir um segundo antes do “vizinho”, é isto que você precisa!

Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores