Vamos conceituar, mas acredite, você faz sem saber!
O tema do blog é marketing, mas até agora (propositalmente) não falamos sobre o que é marketing. Tratamos de vários outros assuntos e, a grande maioria deles é marketing ou está inserido neste contexto.
Temos várias conceituações, cada qual seguindo um autor diferente. Para Philip Kotler (2000:30), conhecido como ‘o pai do marketing’, é “o processo social por meio do qual, pessoas e grupos de pessoas, obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. A Associação Americana de Marketing (1988:322) define como sendo “um processo pelo qual se planeja e efetua a concepção, a fixação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços que estimulam trocas que satisfazem aos objetivos individuais e organizacionais”. Para Ambrosio (1999:1) “marketing é o planejamento e ação de detalhes” e, por fim, Raimar Richers (1981:5) resume como sendo “a intenção de entender e atender o mercado”.
São centenas de definições e todas, sem exceção, querem dizer que fazer marketing é ‘fazer algo’ para ‘obter o que você quer’. Nosso dia-a-dia é preenchido com barganhas (trocas) de favores, produtos, serviços, as vezes pagos, as vezes não. E, para tudo que fazemos, queremos algo em troca.
Quando você vai a uma loja e chora um descontinho a mais, você está negociando preço e “estipular” preço faz parte do marketing. Se você se apresenta como uma pessoa pró-ativa, trabalhadora numa entrevista de emprego, é marketing, afinal, você está fazendo sua propaganda... e, propaganda, faz parte do marketing. Se você coloca ordem nos afazeres do dia, está fazendo marketing, pois planejar é parte do marketing!
Enfim, marketing não é só uma palavra difícil para deixar grandes empresários mais famosos! Marketing é o nosso dia-a-dia!
Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário