Quais são? E o que são?
Produto, preço, praça e promoção: este é um fundamento básico muito estudado em marketing. Cada um com sua importância e, por conta disto, vamos falar sobre eles, um por um, esta semana.
PRODUTO: é algo que satisfaz o desejo ou necessidade de um consumidor, pelo qual ele está disposto a pagar em troca. Produtos não são somente itens palpáveis, podendo ser bens ou serviços, idéias, organizações... ou uma junção de parte ou do todo disto.
Quando falamos de produto não podemos pensar somente “nele em si”, mas sim num conjunto de itens que formam este produto. É o que chamamos de benefícios agregados. Exemplo: ao invés de vender apenas um aparelho de telefone, podemos vender o aparelho + serviço de secretária eletrônica + identificador de chamadas. Este é o diferencial na concorrência hoje. Você vende só o produto ou vende o produto com algo agregado?
Os produtos ainda podem ser classificados como tangíveis (bens materiais) duráveis (como automóveis, geladeira, roupas) e não duráveis (alimentos, xampu, refrigerantes). E existem os produtos intangíveis (bens imateriais) que são serviços (salão de cabeleireiro, massagem), locais (uma praia, um sítio, Fortaleza)...
Para finalizar, é importante analisar no seu produto:
- marca: ele tem uma para diferenciar da concorrência? Para ser identificado, reconhecido?
- design: seu produto é “quadradão” ou acompanha os modernos conceitos de design?
- embalagens e rótulos: possui uma boa aparência? Tem as informações necessárias e explicativas?
E o seu caso, qual é o tipo de produto que você vende? O que você pode agregar?
Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário