terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Microambiente

O nome dá a entender que é pequeno, mas a importância é gigantesca!

Todas as empresas estão inseridas num mercado. E o microambiente da empresa consiste em “forças” próximas à empresa que afetam sua capacidade de servir seus clientes – a própria empresa, os fornecedores, os tipos diferentes de clientes, os concorrentes...

Em outras palavras são “itens” que você tem condições de modificar, influenciar. Alguns exemplos:

- Fornecedores: você pode procurá-los, trocá-los, escolher com qual irá trabalhar ou não. Perceber alteração de preços que estão praticando, negociar, exigir.

- Clientes: a empresa tem como (e deve) estudar seus clientes de perto. Saber suas preferências, o que querem, como gostam ‘disto ou daquilo’ e oferecer sempre da melhor forma o seu produto e/ou serviço.

- Concorrentes: uma boa empresa satisfaz o seu consumidor melhor que seu concorrente. Por isso é fundamental conhecer o que seu “vizinho” está fazendo. Quais são as formas que ele trabalha, como ele faz e, sempre com ética, procurar fazer melhor, em benefício da sua empresa e do seu cliente.

- A própria empresa: se a sua própria empresa está desorganizada, sem objetivo, fazendo tudo errado, não irá conseguir fazer bons negócios. Organize-se, pois assim terá mais tempo para pensar no seu próprio negócio.

Enfim, observe que é um conjunto de pequenos itens que você pode organizar. Está ao seu alcance.

Sendo assim, analise! Perceba!

Confira amanhã ‘macroambiente’ (o que está fora do seu alcance, mas influencia sua empresa).

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