terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Saiba e ensine!

Quantas vezes por dia você ensina alguém sobre aquilo que você faz?

Está na hora de perder o medo de falar sobre sua profissão, seu emprego, sobre o que você faz. Compartilhar é ser inteligente! Quanto mais todos souberem sobre “seu negócio”, mais fácil será “fazer negócio”.

Dois são os fatos a desenvolver:

a) compartilhar “conhecimento”: veja um caso simples. Ao acessar um site de uma empresa que duplica CD´s e DVD´s (nada de pirataria!) encontrei uma área de download de “máscaras” (arquivos nas medidas certas para criação) de capas e bolachas de CD e DVD (além de outra série de arquivos disponíveis). O que a empresa ganha com isso? O risco de pegar o arquivo aqui e fazer acolá (no concorrente)? Não! Ganha credibilidade! Ela disponibiliza o modelo para que você, ao fazer o trabalho com ela, faça direito e bem feito, saindo satisfeito ao final da transação. Se ela não disponibilizar, alguém o fará e poderá estar errado, só te dando mais trabalho para refazer o arquivo em questão.

b) ensinar: se alguém vem conversar com você sobre seu serviço ou a área de atuação de sua empresa, não tenha medo de ensinar. Hoje estamos num mundo que “todo mundo é dono da razão”, todo mundo “sabe tudo”. Mas seja firme! Se você sabe e conhece o que faz, não tenha medo de dizer o que é certo ou errado. Ensine! Seja duro se preciso for, com intuito de mostrar o que é correto. Do outro lado, você pode encontrar alguém que, a princípio, não tenha gostado ou concordado. Mas fique de consciência tranquila, logo logo, mesmo que só para ela, a pessoa irá reconhecer que aprendeu com você.

Não quero que dê a receita do bolo, só diga que não é certo por o bolo pra assar sem acender o forno!

Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores