Seu garoto propaganda anunciando a concorrência?
Temos um caso em nível nacional no ar. Galebe, famoso apresentador do Shop Tour, está na TV anunciando Volkswagen junto com o (ex) rapaz das Casas Bahia. Há pouco tempo, salvo engano em novembro de 2009, o tínhamos anunciando Chevrolet, numa campanha para a GM do Brasil relativa à “pequenas economias no dia-a-dia que te permite comprar um carro zero”.
A situação é:
- a VW foi experta e pegou carona no sucesso da campanha da GM com o Galebe?
- A GM foi desatenciosa e não fez um contrato de “exclusividade” por um período além daquele de veiculação de sua campanha?
- O apresentador em questão vive disso e é isso que importa?
Ao meu ver, um pouco de cada, mas poderia existir um cuidado maior das três partes envolvidas.
Do lado da VW está claro que ao perceber uma campanha de sucesso da concorrência, fez o mesmo. Do lado da GM, faltou perceber que este “troco” seria possível e não se organizou para impedir isto. E, por fim, do lado do Galebe trabalho é que rende dinheiro, e dinheiro é que paga as contas (mas, cá entre nós, é no mínimo estranho ver um profissional do gabarito dele se render a este tipo de atitude).
Disto tudo tiro o aprendizado que se algo que será feito atina o lado ético, é preciso ter mais cuidado e maior atenção. É o caso! Ninguém “dos ramos envolvidos” é capaz de ver o fato e não pensar “estranho?”, “sacada?”, “sacanagem?”, “oportunidade?”...
Cada um tire suas próprias conclusões, pois certamente ninguém feriu ninguém juridicamente, isto eu não tenho dúvida. No mercado que vivemos, o que vale é fazer dinheiro, mas nunca se esqueça da ética!
Respondendo ao título, resta você ser criativo e ousado o bastante para superar a ação.
Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário