segunda-feira, 1 de março de 2010

É hora de vender?

E se alguém, hoje, quisesse comprar sua empresa? Que conta você faria? Por quanto venderia? Não venderia?

Existem vários fatores a serem analisados para saber se é hora ou não de vender sua empresa e, não ache que é só se “está cansado dela ou não”. Nada disso, estamos falando de negócios e... negócio é dinheiro!

Saiba que valor emocional, nesta hora, não vale nada, pelo contrário, pode atrapalhá-lo. Para saber se é hora de vender sua empresa e por quanto, não é assim, também, tão difícil.

Para ter uma ideia superficial, faça as seguintes contas:

- quanto tenho de estoque

- quanto tenho de dívidas

- quanto vale o prédio com o terreno

Esta conta dá negativa ou positiva? Quer dizer, hoje você deve ou tem “dinheiro a mais”?

Além disso, pense:

- por quantos anos eu gostaria de continuar com este comércio. Se ele te dá lucro no fim do mês, saberá quanto faturaria continuando com ele. Se te dá prejuízo, quanto por mês sua dívida cresceria.

- qual o índice percentual de crescimento possível daqui até este ano acima (seja positivo ou negativo)

- se você fosse o comprador, em quanto tempo iria querer ter o investimento de volta?

Se usar o bom senso para responder estas últimas três perguntas, saberá se você tem um bom negócio para vender ou um abacaxi. Se os números são positivos, terá noção de quanto deverá cobrar, pois está trocando “receber mensalmente cuidando da própria empresa” por receber de uma só vez de um investidor.

Se as contas são negativas, melhor achar mesmo um “bom negócio” e parar de ter prejuízo.

Tenha bom senso, acima de tudo!

Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores