quarta-feira, 3 de março de 2010

A briga das gôndolas

Vale tudo pelo melhor posicionamento!

Já reparou quantas pessoas existem dentro de um supermercado com identificação de “promotor”? Pois é, eles não são funcionários dos supermercados, mas sim pessoas contratadas pelos “fabricantes/distribuidores” (me refiro a supermercado, pois é o local mais fácil de encontrá-los).

Promotores/repositores são pessoas de importância gigantesca para as boas vendas de um determinado produto. São eles que conseguem um bom posicionamento na exposição em uma gôndola.

Na próxima ida ao supermercado faça um exercício de observação: veja se, “por acaso”, os melhores produtos estão ou não na altura dos seus olhos? Se aqueles “piores” não estão lá embaixo, muitas vezes numa posição incômoda para ser alcançado.

Sim, isto existe e é uma ferramenta importantíssima. Portanto, observe no seu comércio. Não precisa ser um supermercado para isso. Veja a disposição dos seus produtos. Acertar neste posicionamento ajudará, e muito, no faturamento ao final do mês.

Aqueles produtos mais procurados devem ficar numa posição que faça com que o consumidor ande pela sua loja e não próximo à porta (pois ele irá pegar e sair... e você vai perder a oportunidade de fazê-lo comprar por impulso). Os produtos de compra “por impulso” devem ficar próximos ao caixa, pois são aqueles que você “compra porque se lembrou dele”, ao vê-lo ali na fila, por exemplo. Analise o que você tem para vender... você pode se surpreender com isto!

Faça testes e não tenha medo (ou preguiça) de mexer naquilo que está empoeirado!

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