sexta-feira, 5 de março de 2010

Cuidado com o preço baixo!

Não é só assim que se vende...

Existe um erro comum, muito comum, no mercado: quanto menor o preço, mais se vende! Cuidado, não é bem assim!

Preço baixo pode existir por uma série de fatores: promoção (período pequeno), liquidação (para terminar o estoque), boa negociação com fornecedor, porque realmente o valor do produto é baixo e, também, porque o produto não é nada bom! E aqui mora o perigo.

Vamos excluir do assunto, pela lógica, produtos ruins. Imagine que você tem um bom produto, boa apresentação física, distribuição bacana, propaganda, enfim... e preço baixo! Tudo (parece) perfeito para um estouro de vendas e, de repente, vendas ruins.

O preço baixo pode agregar ao seu produto a imagem de ruim, de pouca qualidade e, não necessariamente, garantir vendas exorbitantes.

Pesquisar a concorrência para achar um “preço médio” é fundamental, mas – além disso – procurar formas de agregar valor ao seu produto é que é a chave do sucesso. Pense: mesmo que bem simples, o que você pode fazer com seu produto que o diferenciaria da concorrência? Aproveite que é sexta-feira e ponha a cabeça para pensar!

Bom final de semana e aproveite, também, para descansar!

Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing

Um comentário:

  1. E ai Zé. No livro marketing de guerra de Al Ries e Jack Trout, um clássico dos livros de mkt, há o relato de uma joalheria. Havia uma peça que não era vendida. A dona da loja foi viajar e deixou um bilhete para a funcionaria reduzir preço do produto. Com a grafia meio complicada, a funcionária entendeu que era para aumentar o valor. Pois então foi etiquetado com um valor bem maior que o vendido. Resultado. Em pouco tempo a peça, que estava parada havia muito tempo, foi vendida no mesmo dia. Isso mostra que o preço pode agregar, ou não, valor à imagem do produto. Por isso, reitero o que o Zé do MKT nos ensinou, cuidado na hora de dar preço ao produto.

    Abraços,

    M.

    ResponderExcluir

Seguidores