Muitos acreditam que o marketing só é possível para grandes marcas, grandes empresas e verbas astronômicas, principalmente para quem só vive o mundo das grandes capitais e metrópoles. Na prática, não é bem assim! Basta uma viagem para algum canto pouco habitado (e uma boa dose de percepção atinada) para perceber algo bem diferente disto. Já que temos internet, pode ser um passeio virtual também!
A grande maioria do mercado (em número de empresas) é formada por micro, pequenas e médias empresas e/ou profissionais liberais. Agora pense nas pequenas comunidades: bairros afastados, favelas ou mesmo nas cidades minúsculas... Veja se consegue imaginar a quantidade de supermercados, açougues, vendas de gás, de água, oficinas, botecos, lojas de carros, etc, etc que existem por aí.
Pergunto: como estas empresas são tão conhecidas em seus bairros? Em suas cidades? Como podem ter tanta credibilidade? "Fazendo" Marketing, não tenha dúvida!
Geralmente, tais empresas tratam muito bem seu consumidor, sempre têm o que eles precisam, facilitam sua vida, estão sempre prontos para atender, tem preço acessível, facilitam o pagamento (até mesmo anotando no caderninho para receber depois), estão bem localizados em seus bairros, conhecem seus clientes... e tudo isto é? Marketing!
Tem horas que precisamos passear pelo Youtube, pelo Facebook, Orkut (sim, por enquanto ainda), pelas ruas, pelos bairros... e observar quanta oportunidade existe por aí. Você é estudante e precisa ganhar experiência? Pense que um pequeno cliente deste pode te dar uma grande base para o que virá depois.
OBS.: este post foi 'inspirado' no "Forró da Xêta". Ao abrir meu twitter e vê-los me seguindo, fui pesquisá-los. Não precisei ir longe para ver 'o seu tamanho': quase 10 mil seguidores no twitter e mais de 1300 amigos no facebook. Forró da Xêta é uma banda formada há um ano, de João Pessoa-PB. Pense nisto!
Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário