domingo, 17 de abril de 2011

Saem os pinguins...

Entram os cupons de desconto!

Muitas geladeiras por aí devem estar cheeeeeias de cupons de desconto pendurados na porta, afinal, sites de compra coletiva não faltam... para todos os gostos, todas as idades, todos os bolsos!

Se alguém ainda não conhece esta febre de compra na internet, procure sites como Peixe Urbano e Click On para se inteirar do assunto e, em seguida, procure os sites menores (também) que possuem ofertas da sua cidade (principalmente se você mora no interior).

Mas, o que importa para nós aqui é marketing... e compra coletiva tem MUITO a ver com marketing.
O empresário que está na dúvida se deve ou não fazer uma ação neste tipo de site tem que ter muito cuidado, mas MUITO mesmo. Ele pode tanto ter uma bela repercussão, quanto pode ser um desastre para sua marca e seu caixa.

O desastre para a marca pode vir pelo mau atendimento por conta de uma demanda grande; ou porque o site não repassou o cupom ao estabelecimento e o consumidor não estará autorizado a consumir; ou a empresa caiu na besteira de prestar um serviço ou oferecer um produto com qualidade inferior ao normal, pois "foi com desconto"...

Já o desastre financeiro, além de ser consequência da lista acima, pode (também) vir se o empresário não fizer as contas entre "o que está oferecendo" versus "por quanto está vendendo e quanto vai sobrar". Explico: na maioria dos casos, os descontos destes sites vão de 50% à 98%. Do valor anunciado, o site, geralmente, fica com 40 a 60%. Isto é, o empresário além de dar o desconto ainda racha (e muito) o valor que irá receber.

O empresário não pode achar que uma ação em site de compra coletiva significa fazer dinheiro em caixa, pois não é. O montante que entrará de uma vez (e rápido), se diluirá e não será suficiente para bancar as despesas daquelas vendas.

Por outro lado, não quero e não torço (de jeito algum) que isto acabe. Pelo contrário!!! Tudo pode ser (um bom) investimento. E a compra coletiva também. Afinal, é preciso investir para DEPOIS ter o retorno.
Isto é, basta o empresário entender que compra coletiva é um bom negócio para gerar experimentação (seja de produto/serviço novo, ou produto que foi alterado, ou ainda produto que circula pouco); para gerar fluxo em dias que geralmente o estabelecimento é vazio; para divulgar uma nova empresa/serviço... Mas tudo isso só terá bons frutos, se você oferecer ao seu cliente toda a atenção, a qualidade e a cordialidade que um consumidor merece!

E você, caro consumidor... o que faz nesta história toda? Aproveite enquanto tem!! Se estão vendendo, compre... e use com gosto!

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2 comentários:

  1. Agora acho que os sites de compra coletiva são mais vantajosos para o marketing de um estabelecimento que antes. Pois na minha percepção a febre está acabando e quem está comprando realmente é para conhecer os locais e, quem sabe, virar cliente. Claro que o maior atrativo é o valor do desconto e assim que tem que ser.

    No início as pessoas compravam 100% por impulso e nem sabiam direito o que estavam adquirindo. Muitas pessoas compraram cupons de estabelecimentos bem longe de sua casa ou trabalho, o que fazia com que tivessem prejuízos por não utilizarem os cupons. Agora já sabem exatamente o que estão comprando e até tem a opção de escolha, pois já são mais de 1.000 sites de compras coletivas no Brasil.

    Nos EUA são uns 500 e existem desde 2008 e ainda é uma ferramenta de marketing utilizada pelas empresas.

    As agências me parecem contra esse novo "meio de comunicação". Podem estar com medo de ser mais um boom da internet, ou pode ser que os próprios sites não estejam prontos para negociar/dividir com as agências de PP. Alguém já ouviu falar que uma agência separou uma verba para sites de compra coletiva?! Eu NUNCA.

    Abraços.

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  2. Eu nunca vi... e trabalho em uma!!!

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