sábado, 26 de março de 2011

Bastaram 4 semanas de mídias sociais

Já na justiça, tentava há mais de 3 anos!

Repercutiu na internet, até na última semana, a história do "Meu carro falha": uma consumidora resolveu expor na internet a falta de atenção da Renault, depois de ter tido problemas com o carro 0km que comprou.
Resumindo a história, ela tentou na justiça, por mais de 3 anos, mas nunca obteve êxito (segundo relatos da consumidora). Agora, depois de apenas 4 semanas expondo e divulgando o problema na internet, eis que o caso foi encerrado e o problema resolvido!

O que tiramos daí?
Que este tipo de ação está virando moda e as empresas que se cuidem. Foi-se o tempo que consumidor era bobo. Preguiçoso para reclamar, muitos ainda são... mas para postar uma insatisfação numa rede social, nem tanto.

Neste caso, a consumidora criou um site (www.meucarrofalha.com.br) , uma conta no twitter (@meucarrofalha), um perfil no facebook e postou 2 vídeos no Youtube. Vejam os números atualizados no dia desta postagem:
Site: 772.969 visitas
Twitter: 2.711 seguidores
Facebook: 442 amigos
Youtube: 129 mil visualizações (soma dos 2 filmes)

Imaginem o estrago, o burburinho causado por uma única consumidora que soube usar a internet, principalmente as redes sociais, para expor seu problema, para atacar uma marca, para denegrir uma marca, com um objetivo só: resolver seu problema.

As redes sociais precisam ser encaradas com a importância que merecem. A difusão de ideias, opiniões, notícias é absurdamente rápida e pode ser devassadora. Sua empresa estando ou não presente nas redes sociais, poderá (e um dia será!) citada lá. Quanto mais presente e atuante, de forma correta, sua empresa/marca estiver, melhor.

Para encerrar, visitem o twitter oficial da montadora (@renaultbrasil) e vejam quantas 'tuitadas' eles (Renault) deram respondendo a questionamentos de gente de todo canto.
Não deixem de visitar a página da Renault com comunicado oficial do caso: http://migre.me/47udj
(Sim, resposta padrão que consumidor nenhum gosta... mas isso fica para outro post).

E sua marca, como está nas redes sociais?

Seja um seguidor: @zedomarketing

quarta-feira, 16 de março de 2011

No twitter...

Não basta só fazer propaganda.

O sucesso do twitter todos já conhecem; que ainda temos que evoluir muito na forma de utilizá-lo para empresas, todos sabemos; mas que já existem empresas que o utilizam de forma diferenciada, estamos começando a perceber.

Sigo vários perfis: de comediantes, de 'pessoas comuns', de empresas, no intuito de analisar, perceber a forma que utilizam o twitter, o motivo pelo qual utilizam, o objetivo, etc, etc, etc.
E um destes tem me chamado a atenção. O twitter do Ponto Frio.

O Pinguim ('personagem' que é referência deste perfil) tem sido diferente e, posso dizer, criativo na hora de 'tuitar'. De uma loja de varejo, não podemos esperar muito além de ofertas, oportunidades, descontos, formas de pagamento... Mas... vejam um exemplo de como até uma oferta pode ser criativa (de 10/03/11):

(@pontofrio): Antes: ıllılııllılııllılııllılııllılııllılı Depois: __________ | Só com os http://pingu.im/DepiladoresPhilips + Kit L'Occitane

Percebeu a 'simples sacada' que chama a atenção?
E sua empresa, faz propaganda burocrática ou também ousa e a torna divertida?

Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing

quinta-feira, 10 de março de 2011

Andando por aí...

Encontramos cada uma!

Na viagem de carnaval, melhor que qualquer festa, o bom mesmo é ver slogans que são ‘campeões’. No mínimo, campeões de chamar a atenção... seja pelo lado bom ou ruim.

Não vou analisá-los além de um simples e superficial “vixi, que coisa” ou “uau, bacana!”, pois não conheço a história, a região, a comunicação da empresa, etc. Por isso a análise é superficial. E sempre que encontrar isso por aí, vou trazer.

Na estrada, no rádio, região de Votuporanga-SP (salvo engano), ouvi: “Construa sem medo, conte com o Azevedo!” – Sem comentário.

Na TV, em Jales-SP, eu vi (juro que vi): “TV Tem, a TV que tem você” – Comentário: ‘vixi, que coisa!’

Em Jataí-GO, na TV local eu vi (juro que vi): “Droga Mar, um maaaar de saúde pra você” (sim, com este enfoque no maaaaarr). Comentário: melhor não comentar!

E sua empresa, tem slogan? Usa rimas ou trocadilhos lógicos?

Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing

sexta-feira, 4 de março de 2011

Será que devo anunciar ou ‘o pessoal viaja'?

Eis a questão!

Quem nunca ouviu esta dúvida de um anunciante, né?! Quando questionado, eu sempre digo que uns viajam pra lá, outros pra cá e MUITOS outros ficam! Não vale generalizar, mas boa parte dos segmentos não fecham as portas num feriado prolongado. E outros, pelo contrário, têm que aproveitar. Tudo depende do tipo de negócio, do mercado que está inserido, do tipo de feriado.

Mas é hora de aproveitar o fato de que esta dúvida faz parte do mercado e fazer valer sua presença. Por qual motivo deixaria de anunciar carro, moto, material de construção, balada, roupa, sapato (desde que loja de shopping e não de rua que ‘emende’ o feriado), hospital, remédio, bebida, comida...?

Quem não viajou e quem chegou na ‘sua cidade’ pode ser um cliente potencial! A reforma na casa, a troca de carro, o up no visual... é a hora de aproveitar ‘a cidade vazia’ e curtir aquele bar que vive lotado ou pedir aquela pizza pra família... e em todos estes segmentos quem será lembrado?

(OBS.: não é só anúncio de oportunidade que vale, isto é UMA oportunidade. Entenda que uma comunicação contínua e bem planejada faz com que você potencialize ainda mais a chance de ser lembrado em TODOS os momentos).

Feriado é sim hora de anunciar, nas devidas proporções, claro, pois é um dos raros momentos que não temos a overdose diária de publicidade. Consequentemente, seu produto, sua marca, seu serviço aparecerá ainda mais.

E você vai curtir ou ganhar dinheiro no próximo feriado?

Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing

Seguidores