segunda-feira, 3 de maio de 2010

Propaganda comparativa

É pra quem pode...

No Brasil não somos acostumados a este tipo de abordagem: uma empresa/marca em sua propaganda citar, claramente, um concorrente. Tal atitude é, no mínimo, ousada. E precisa ser bom pra fazer isso... caso contrário, passará vexame.

Vários fatores precisam ser analisados: a ética, em primeiro lugar, jamais feri-la! Além disto, não denegrir a imagem do concorrente, não ser desonesto e pro aí vai.... Indo mais além, é preciso saber o que está sendo feito.

No dia 30/04, deparei-me com o anúncio abaixo, veiculado em jornal local de Mogi das Cruzes. Confesso que achei sensacional! Pode parecer ‘bobinho’ ou ‘comum’, mas observe:

(clique na imagem para ver maior)

Explicitamente, o anúncio mostra o que diz: a Fiat informa que um carro usado será bem avaliado na troca por um 0km. E, para ilustrar a peça, mostra um Golf 2003 (que é Volkswagem) citando tudo que o carro tem. Até aí tudo bem...

Mas, veja bem... o que há “implícito” nesta peça?

- ‘até um VW será bem avaliado’; ‘você vai trocar seu carro de outra marca por um Fiat’; ‘carro 0km tem que ser Fiat’...

Agora pense, explicitamente, a Fiat denegriu a imagem da VW? Não!

Foi antiética? Não!

Faltou com a moral? Não!

Foi ‘feliz’ na peça? Sim, muito! A agência ilustrou uma peça com um carro usado (e carro usado é usado, seja qual marca/modelo for), citou tudo que o carro tem (deixando claro que são itens que o valorizam), informa que o carro será bem avaliado... em momento algum fez algo que não é a lógica.

Por outro lado, para compensar, há uma regra em propaganda que diz “só compara quem não é líder!”.

Portanto, propaganda comparativa... só faça se você for capaz! E prepare-se para as conseqüências.

Parabéns pela ousadia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores