Uma mobilização rápida!
Isto é Flash Mob! Flash mobilization em inglês. O que significa uma mobilização rápida, relâmpago. É o resultado de uma aglomeração instantânea de um grupo de pessoas, num local público, que realizam uma ação previamente organizada. E, para que surta curiosidade e tenha impacto, geralmente, a dispersão deste grupo de pessoas é feito tão instantaneamente quanto sua aglomeração.
Dizem por aí (não tenho dados precisos e oficiais) que no Brasil tudo começou com o ‘no pants’ (sem calças) em São Paulo, capital, cuja ação tem objetivo de combater a hegemonia dessas peças do vestuário na composição do visual.
O Flash Mob virou moda! Passou de ações de um grupo de pessoas com intuito apenas de chamar a atenção ou defender uma causa, à ações de marketing devidamente pensadas e planejadas. Várias destas têm se espalhado pelo país e, ainda bem, muitas delas criativas. Algumas chegam a tornar-se ações de marketing viral.
Se você pensa em fazer um flash mob, pense bem! Perceba que a ação tem que gerar impacto, senão gerará indignação. As pessoas ao invés de dizerem “que bacana!” vão dizer “que coisa horrível é essa?!” ou ainda sentirão “vergonha alheia”.
Veja no link um baita exemplo de uma ação bem feita. Observe que apesar de planejado, a ação contagia rapidamente e se espalha: http://migre.me/KHuY
Já a Tecnisa, recentemente, fez exatamente o que não pode ser feito. Uma ação que, aparentemente, tinha objetivo de ser um flash mob e virou algo terrível, vergonhoso. Veja só: http://migre.me/KHx8
E você, o que pode fazer para contagiar outras pessoas?
Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing