segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Quando o final é surpreendente...

Fica marcado e impressiona!

Este post será curto, pois a grande sacada está 'fora dele'.
Um dia recebi um link e preenchi os dados que solicitavam.
A tela foi descendo, rápido, dando informações que tinham a ver com o que preenchi.
Claro, informações baseadas em médias (algumas interessantes, outras incontáveis), mas... enfim...
O que vale aqui é: acesse, preencha e enquanto as informações carregam, veja se advinha que produto/anunciante pode ser este. Ao menos a categoria do produto, tente! Não se desespere, pois ao final aparece barra de rolagem e você poderá ler as informações que apareceram.

A sacada é surpreender!

Seja um seguidor: www.twitter.com/zedomarketing

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Promoção de vendas por uma boa causa?

Não, eu diria que por duas boas causas: vender mais e ainda ajudar quem precisa.

Foi isso que fez (está fazendo) a Camiseteria. Para quem não conhece, resumidamente, a Camiseteria é um sucesso na internet. As pessoas enviam 'layouts' para as estampas e as mais votadas são vendidas no site.

Mas, o que importa agora é a promoção de vendas bolada por eles: você manda pra lá os presentes de natal que você não gostou e ganha créditos para compra de camisetas. E os presentes? Serão doados para vítimas das enchentes.

Na boa? Sensacional! Podia encerrar o post aqui, mas é tão 'simples' a ideia e tão sensacional que vale mais uns elogios.

Acharam uma forma de aliar aumento nas vendas com caridade. Para os que ainda brigam com o capitalismo dizendo que este sistema acaba com o mundo, eis um exemplo de que não é bem assim.

Mas falando de marketing... o que a Camiseteria ganha com isso? No mínimo, (mais) prestígio de marca e faturamento maior. A legião de fãs que compram "Camiseteria" tem um incentivo a mais, quem não conhece pode conhecer por indicação de amigos (mais visibilidade), e - logicamente - venderam mais.

No link, ao final deste post, você conhece a página oficial desta promoção, inclusive com a tabela de trocas. Perceba que as regras são claras e não fica a "Deus dará" para enviar qualquer coisa. Não! A doação para as vítimas será de produtos novos. Não adianta mandar a cueca furada ou a meia desgastada. Essa é a parte bacana deste lado social da promoção.

Acesse e veja a página desta promoção: http://www.camiseteria.com/natal2.aspx

E você, já pensou em juntar duas 'coisas' bacanas e ainda vender mais?

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Quando é a hora de tirar do ar

Lançamento é uma coisa. Sustentação é outra.

Em agosto de 2010 já ouvíamos falar do novo CrossFox da Volkswagen. Em poucos dias já estava no ar a campanha de lançamento, mostrando uma versão amarela numa mata, com o carro fazendo parte de uma família de Leões.

Para quem não conhece ou não lembra, uma das versões deste comercial está no Youtube:

Associar modelo de carro 'crossover' à selvageria, à superação de obstáculos, à chegar ao inimaginável não é nada novo. Diferente mesmo, neste comercial, podemos dizer que foi a associação do carro em si à família de leões (analogia à superioridade, diferenciação dos demais, etc). Mas não é disto que vamos falar.

O post de hoje é para mostrar que precisamos ter bom senso de quando tirar uma campanha do ar. Como dito no início, em agosto/10 já ouvíamos falar do "Novo CrossFox" e hoje, fevereiro/11, a campanha ainda está no ar. O mesmo comercial, com versões de tempo (duração) diferentes.
Digo falta de bom senso, pois "novo" não é mais. O modelo já passou de 6, 7 meses. A 'novidade' já não existe mais. É o modelo 'mais novo' deste carro, sim! Mas não é mais lançamento. E, também, não se trata de uma BAITA campanha que impressiona ao assistir. Pelo contrário, apesar de toda a produção, apesar de ser um 'cross', a trilha deixa o comercial monótono.

Depois de um início, as campanhas precisam ser 'recicladas' para serem continuadas. "Sustentação" não significa 'repetição contínua', mas sim uma continuidade programada.
Novas peças, novos layouts, novas abordagens que continuem o tema da campanha de lançamento. Aí está o segredo!
Somente replicar os layouts em formatos diferentes ou, pior, somente repetir exaustivamente um comercial ou uma peça impressa, não é 'dar continuidade' numa campanha.
Pare pra pensar e perceba que até mesmo campanhas brilhantes e marcantes são retiradas do ar.
É mais ou menos como o ditado diz "a melhor hora de ir embora de uma festa é enquanto ela ainda está boa!"

Só repetir não é comunicar.

Seguidores